Páginas


sábado, 1 de agosto de 2009

A pimenta pelo mundo

Em alguns países a pimenta é ingrediente principal. ‘‘Os mexicanos são os que mais comem pimenta no continente’’, afirma Jorge Eugênio Monti, presidente da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga). Lá, os chilis fortes — como o jalapeño e o habanero — são a base de um universo de pratos e molhos típicos. Francisco de La Torre, responsável por assuntos culturais da embaixada do México, explica que eles usam mais de 100 tipos de pimentas. ‘‘Mais que ardida, a pimenta tem que dar um gosto especial ao prato’’, explica Francisco.
Tereza Martinez, professora de culinária, ressalta que os principais molhos — guacamole, pico-de-galo e salsa verde e rubia — são bastante picantes. ‘‘Normalmente adaptamos os pratos e usamos as pimentas nacionais, como cumari e malagueta’’, diz a professora. Segundo Francisco, os mexicanos também saboreiam pimentas cozidas e recheadas.
Já a base da culinária coreana fica por conta da combinação alho e pimenta, segundo a professora de gastronomia Patrícia Tegoshi. Os temperos são feitos com uma pimenta quente, típica dos países asiáticos, conhecida como olho-de-pássaro, usada em bastante quantidade também na Tailândia — eleita por Patrícia a culinária mais apimentada do mundo. ‘‘Lá você cospe fogo’’, brinca. Segundo ela, a pimenta, que se parece a nossa malagueta, fica muito mais ardida porque entra socada nos temperos, ou até mesmo inteirinha em saladas, como na Som Tam Esan (salada de papaia verde), e em sopas, como a Tom Yam Goong, de camarão.
Na Índia, famosa pelo excesso de uso de especiarias em seus pratos, a pimenta também faz sucesso. A indiana Kantha Sharma explica que o tempero garam massala, usado em todos os cantos do país, usa uma diversidade de especiarias, dentre eles a pimenta-do-reino. ‘‘As pessoas na Índia gostam muito de comida perfumada e picante’’, acrescenta Kantha.
É nestes três países que encontram-se os maiores consumidores de pimenta do globo. Na Coréia do Sul, calcula-se que o consumo beire os 8 gramas diários por pessoa; na Tailândia, algo em torno dos 5g, e na Índia, 2,5g.
Matéria publicada no Correio Brasiliense.
Retirado de "http://wiki.pimentas.org:10080/wiki//A_pimenta_pelo_mundo"

0 comentários:

Postar um comentário